Dom Vasco Allen Álvares Pereira de Sequeira Bramão
Nota Biográfica
Por Ana de Sacadura Botte de Mello Bramão
Embaixatriz
Engenheiro de Minas.
Grande conhecedor da actividade mineira em Portugal, escreveu os "Novos Métodos de Extracção do Ouro" com que revolucionou os métodos de extracção do ouro no país.
Colaborou com os banqueiros Silveira Vianna e Conde de Burnay na exploração das minas que os respectivos Bancos detinham: pirites em Aljustrel e ouro em Trás-os-Montes, sem falar nas minas de Linhite e Diatomites em Rio Maior e Antracite no norte de Portugal. Em 1948 estava como Chefe da Secção de Minas do Banco Burnay, que explorava, entre outras, as Minas das Latadas, Freixeda.
D. Vasco Bramão foi um dos fundadores, em 1920, da Empresa Industrial Carbonífera e Electrotécnica Limitada (EICEL), empresa que celebrou em 2020 o seu Centenário.
Acompanhou em seu tempo, o eminente Arqueólogo Prof. Leite de Vasconcellos, pioneiro da disciplina em Portugal, em inúmeras excursões arqueológicas, gostando de o fazer a cavalo.
Descendente em linha directa e por varonia do 2º Conde da Feira, D.Diogo Pereira. Carta de Brasão de Armas em 1641, por el Rei D.Filipe III. Título de Tratamento de DOM por el Rei D.Carlos I, em 3.10.1902.
Ingressou no Partido Regenerador no início de 1910, conforme informação do Jornal O Século, de Sábado, 5 de Fevereiro de 1910.
Foi retratado pelo grande Mestre Pintor Eduardo Malta, em 1956 (figura 1). Senhor do Palácio Bramão / Ceia na Rua da Escola Politécnica em Lisboa, onde morreu.
Ana de Sacadura Botte de Mello Bramão
Embaixatriz