top of page

(Noticiário Associativo) Conservação do Património X

                                                    

 

 

Obras para o futuro Museu Mineiro

EICEL1920 realizou a X Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro

                                         

 

A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, realizou, durante o ano de 2019, a X Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro, com o apoio da Junta de Freguesia de Rio Maior e a colaboração de associados voluntários. Destaca-se a disponibilidade dos membros dos corpos sociais João Bogalho, João Narciso Verde da Costa e Marcelino Pedro Machado, que deram um contributo fundamental em todas as Acções de Conservação realizadas até ao presente.

 

Os trabalhos executados entre os dias 4 de Maio e 12 de Junho consistiram na desmatação geral da envolvente do edifício e na demolição de paredes acrescentadas à estrutura original durante a utilização do complexo mineiro pela empresa ACTA, Actividades Eléctricas Associadas, SA, e pelo Estaleiro Municipal, na década de 80. A Junta de Freguesia de Rio Maior disponibilizou para o efeito uma máquina rectro-escavadora, máquinas de corte de silvas e os serviços dos respectivos operadores. Salientamos a importância da colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior nas Acções de Conservação do Património Mineiro realizadas desde 2013.

Procedeu-se a um registo pormenorizado das paredes a demolir, para memória futura, com recurso a peças desenhadas e a um levantamento fotográfico. Foi feita a separação dos resíduos da demolição, cujo encaminhamento para local adequado será assegurado pela Câmara Municipal de Rio Maior.

 

A concretização destes trabalhos devolveu ao edifício a sua imagem original, removendo os elementos acrescentados que o descaracterizavam.

 

No dia 14 de Agosto de 2019, sob orientação de Nuno Rocha e João Bogalho, e com materiais disponibilizados gratuitamente pelos serviços municipais, procedeu-se ao encerramento de um vão no edifício principal da fabrica de briquetes, de modo a dificultar as intrusões e os actos de vandalismo que se vêm repetindo.

 

Foi ainda neste ano executada a reparação do quadro eléctrico e reposto o fornecimento de energia eléctrica para as obras de restauro do edifício da antiga secção de trituração.

Figura 1, 2010-2019

Figura 1 - Demolição de estruturas acrescentadas ao edifício da antiga secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Antes e depois, Setembro de 2010 - Agosto de 2019. © Nuno Rocha, Arquivo EICEL1920.

bottom of page